Mafalda Teixeira de Sampayo

Orientações

Home Publicações Comunicações Orientações Eventos

Doutoramento

2021-2024

Uma Tipologia de Igrejas Insulares. Arquitetura dos Açores nos séculos XVIII e XIX

Identificámos na ilha de São Miguel uma tipologia de fachada nas igrejas, construídas nos séculos XVIII e XIX, consequência dos materiais e sistemas construtivos das mesmas, que propomos estudar no contexto das ilhas dos Açores. A investigação vem dar continuidade aos estudos já realizados por Luís Bernardo de Leite Ataíde (1943), por Nestor de Sousa (1986), por João Vieira Caldas (2011, 2012) e por nós em 2019 numa dissertação de mestrado intitulada “Uma tipologia de fachada na igreja micaelense (1728-1882)”. Pretendemos usar a sistematização realizada para interpretar as fachadas das igrejas de S. Miguel, nas igrejas das ilhas dos Açores através da relação da fachada e da sua planta. O principal objetivo deste projeto de doutoramento é definir e compreender a origem da tipologia da igreja católica paroquial das ilhas dos Açores (Portugal) construídas entre o século XVIII e XIX.

Orientando: Maria Antónia Rocha Vieira

Papel: Orientadora (Coorientadores – João Alves da Cunha e Maria Isabel Albergaria)

Programa/Curso: Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

Situação: em Curso e com Bolsa da FCT (2021.08545.BD)

2023-2026

O Conceito de Frugalidade Territorial – O caso da Área Metropolitana de Lisboa

Orientando: Pedro Nuno da Silva Vieira

Papel: Orientadora (Coorientador – João Leite)

Programa/Curso: Doutoramento em Urbanismo da FAUL

Situação: em Curso

Mestrado Temático

2019-2021

A Praça em Lisboa: Análise Crítica ao Programa “Uma Praça em cada Bairro”

Esta dissertação tem como objetivo principal desenvolver uma análise crítica ao programa “Uma praça em cada bairro”, nomeadamente ao seu impacto na transformação e qualificação de espaços públicos de permanência, em Lisboa, entre 2014 e 2020.

Para este efeito, foram selecionados nove estudos de caso analisados do ponto de vista histórico, quantitativo e qualitativo. A partir da análise das alterações introduzidas pelo programa “Uma praça em cada bairro”, avaliamos o contributo deste programa na mudança de paradigma de espaço público de permanência e, particularmente, das praças, em Lisboa.

Orientando: José Lourenço de Carvalho Narciso

Papel: Orientador

Programa: Mestrado em Estudos Urbanos (FCSHL-Universidade Nova de Lisboa e ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa)

Situação: concluída em Novembro de 2020/defendida a 16 de Junho de 2021 (19 valores)

Curso: Curso de Estudos Urbanos

2013-2014

Hostels a nova tendência do turismo urbano. O caso de estudo do centro histórico de Lisboa de 2005 a 2014

O objectivo principal do presente estudo é identificar se os hostels são um recurso importante para a dinâmica urbana da cidade de Lisboa. Os objectivos específicos são: i) Caracterizar o perfil do hóspede que fica num hostel do centro histórico de Lisboa; ii) Analisar quais são os aspectos que os clientes de hostels do centro histórico de Lisboa valorizaram aquando da sua escolha; iii) Identificar as características que os hóspedes atribuem aos hostels do centro histórico de Lisboa; iv) Avaliar quais são os sinais sociais, culturais, tecnológicos e ideológicos que suportam a criação física dos distintos espaços dos hostels; v) Identificar de que modo a criação urbana de hostels tem participado no desenho de um mapa de destinos nacionais em âmbitos turísticos; vi) Identificar se a escolha do local a visitar se faz pela existência de hostels.

Orientando: Margarida Carreiro Vasconcelos

Papel: Orientador

Programa: Mestrado em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos

Situação: concluída a 3 de Dezembro de 2014 (16 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

Mestrado Integrado

2020-2022

O Bairro Operário da Tabaqueira em Sintra (1958-2021): indústria, urbanismo e arquitetura

A presente dissertação tem como propósito estudar a evolução morfológica do bairro operário da Tabaqueira, em Albarraque. É analisado o bairro no território onde se implanta procurando compreender a edificação de um conjunto urbano que se criou com a mobilização da indústria do tabaco para o concelho de Sintra. Procurou-se perceber e contextualizar o surgimento d’A Tabaqueira no tempo e no espaço. Desde modo, houve a necessidade de entender a ocupação da indústria na cidade e a sua influência na criação de políticas de apoio à habitação, assim como, a relação filantrópica da CUF com os seus operários e a sua dimensão tanto territorial como empresarial. O bairro operário da Tabaqueira corresponde a um projeto faseado (1962 e 1974), onde as unidades residenciais conjugam as necessidades funcionais com a qualidade de vida do campo, através da construção de amplos espaços verdes, que enquadram este projeto nos princípios da Carta de Atenas (1933). O bairro foi edificado sob os instrumentos legais de apoio à habitação social aliados às políticas paternalistas da CUF, e acabou por gerar uma nova centralidade na periferia de Lisboa devido aos seus serviços e equipamentos. Consideramos o bairro da Tabaqueira uma construção moderna cheia de ensinamentos, com qualidades inequívocas, que certamente nem o tempo as conseguirá destruir, e reconhecemos os ideais éticos modernos do arquiteto António Moreira Veloso ao criara uma obra de vanguarda possivelmente anónima, mas de interesse social.

Orientando: Vanessa André Alves

Papel: Orientador; Co-Orientador: Teresa Marat-Mendes

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Janeiro de 2022 (18 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/24790

2019-2020

Casa-Pátio: Conjunto residencial no Casal da Choca

O presente trabalho pretende formular um discurso crítico sobre as habitações na localidade do Casal da Choca, no concelho de Oeiras, com a finalidade de que este estabeleça uma abordagem consciente e responsável relativamente ao projeto proposto para este aglomerado.

Deste modo, o estudo aprofundado conduziu à composição de duas tipologias de casas-pátio, que se desenham numa topografia análoga ao território. O projeto faz-se simultaneamente por segmentação e decomposição, por segmentação na medida em que parte de uma amostra que consolida a urbanização da localidade do Casal da Choca, que se faz por adição dessa mesma amostra; Por decomposição na medida que o território foi observado tendo em consideração o seu espaço público e privado.

Orientando: André Filipe Moura Camilo

Papel: Orientador; Co-Orientador: Paula André

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Dezembro de 2020 (16 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22090

Reabilitação urbana na Envolvente da Igreja de São Pedro de Barcarena

Este trabalho tem como objetivo principal explicar o processo de desenho urbano e de investigação realizado na concretização de um projeto de espaço público para a envolvente da igreja de S. Pedro em Oeiras. Pelo que, faz-se necessário perceber como a reabilitação urbana pode ajudar a recuperar a imagem global de uma área periurbana, como é o caso de Barcarena, e como o estudo dos conceitos de espaço público e paisagem podem contribuir para esta estratégia de reabilitação urbana.

Orientando: Helga Eliane Silva Sousa

Papel: Orientador; Co-Orientador: Paula André

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Dezembro de 2020 (14 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22110

Da Memória à Refuncionalização: A Fábrica da Pólvora de Barcarena

O presente trabalho propõe a reabilitação e refuncionalização da parte de cima Fábrica da Pólvora de Barcarena em Oeiras, não descorando o peso desta herança e procurando fazer uma leitura sensível do genius loci da fábrica e sua envolvente. Considerando-se como programa adequado para esta infraestrutura um Centro de Congressos que permitirá não adulterar os edifícios pré-existentes. Procurou-se uma análise e compreensão do termo de património, tendo como base principal o conceito de património de Françoise Choay e o conceito de refuncionalização Laurajane Smith. Relativamente à ampliação da estrutura pensada através do desenho de auditórios é realizada uma análise das potencialidades da arquitetura semienterrada, de for-ma a enaltecer e respeitar as pré-existências e a paisagem.

Orientando: Miriam Cordeiro Godinho

Papel: Orientador; Co-Orientador: Paula André

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Dezembro de 2020 (15 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/21990

Organização do Espaço Mínimo e o Equipamento na Habitação

O trabalho sustenta-se na realização de um projeto de arquitetura, caracterizado por um programa de duas tipologias de habitação mínima, através da implantação de núcleos individuais, inseridos no contexto urbano e rural de Oeiras. Procura-se relacionar o projeto com a vasta exposição arquitetónica habitacional do século XX. São projetados espaços domésticos de acordo com o conceito mínimo, segundo o Regulamento Geral das Edicações Urbanas, com o espaço racionalizado, exível e a procura da melhor disposição do seu equipamento, para melhor performance e longevidade da habitação. Para suportar escolhas e infuências utilizadas no projeto de arquitetura, foi realizada uma análise de projetos da Arquitetura Moderna do período entre guerras, do século XX, que se traduziu em diversos exemplos de habitação mínima a observar e catalogar.

Orientando: Ana Isabel Alves Mendes

Papel: Orientador; Co-Orientador: Paula André

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Dezembro de 2020 (15 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22049

“Ver com os Pés” o Rastro da Pólvora

O presente trabalho analisou algumas abordagens na leitura do território em autores como Patrick Geddes, Francesco Careri, Manuel da Maia e Álvaro Siza Vieira, criando uma metodologia de investigação que se baseou nas técnicas destes investigadores. Esta metodologia tem por base uma imprescindibilidade da experiência empírica que implica ler o local de intervenção pela observação directa. Assim a proposta de intervenção nasce como uma resposta aos problemas evidenciados em Tercena (Oeiras) e consiste num percurso pedonal que se estabelece entre a Estação de Massamá/ Barcarena e a Fábrica da pólvora de Barcarena. O itinerário proposto atua como um atlas ao reunir e reconectar, alguns dos espaços mais característicos de Tercena, como são as hortas comunitárias, os lavadouros ou o regueiro, criando uma ligação entre a memória coletiva e o passado desta localidade.

Orientando: Paulo Renato Vieira Moura

Papel: Orientador; Co-Orientador: Paula André

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Dezembro de 2020 (16 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22317

Mobilidade Suave como Ferramenta de Reestruturação Urbana: O Caso SATU Oeiras

Paço de Arcos no concelho de Oeira demarca-se pela sua topografia acentuada que cria segregações urbanísticas no território. Contudo, esta zona contém ainda outras barreiras que contribuem para uma divisão urbanística, nomeadamente a ribeira de Porto Salvo e as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias.Por forma a melhorar a mobilidade na zona de Paço de Arcos, especialmente as mobilidades suaves, o projeto proposto faz uso da antiga infraestrutura do SATU Oeiras e transforma-o num eixo pedonal elevado. Devido à elevação desta infraestrutura em relação ao solo é possível unificar o território que até então se encontrara segregado.

Orientando: João Manuel Ferreira da Silva

Papel: Orientador; Co-Orientador: Rui Ricardo

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Dezembro de 2020 (15 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/21734

A Fábrica da Pólvora de Barcarena como Lugar de Ensino

É objetivo deste trabalho a requalicação e refuncionalização da parte de cima da Fábrica da Pólvora de Barcarena, complexo Industrial que, desde o séc. XVI, contribuiu para o desenvolvimento urbano e demográfico do território envolvente à localidade de Tercena, Barcarena, em Oeiras.Deste modo é desenhado um complexo escolar – Creche/Jardim de Infância nas instalações da Fábrica da Pólvora de Barcarena dando resposta às necessidades da população e resolvendo as desconectividades da malha urbana. Paralelamente, foi realizada uma investigação relativa ao equipamento proposto onde se compreendeu a necessidade de estudar a ideologia das escolas ao Ar Livre, modelo escolar idêntico ao que projetamos.

Orientando: Iolanda Caxias Rosado

Papel: Orientador; Co-Orientador: Paula André

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Dezembro de 2020 (16 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22133

Cenários Produtivos e Recreativos em Oeiras: a Quinta de Recreio do Marquês de Pombal

Este projeto realiza a implementação de cenários produtivos e recreativos no território do concelho de Oeiras, através da leitura dos seus vazios urbanos. Com o auxílio do conceito de “Continuous Productive Urban Landscapes” dos arquitetos Katrin Bohn e André Viljoen, o trabalho pretende alertar para a importância da produção alimentar através do desenho urbano.

Orientando: Eduardo Nuno da Rocha Alves

Papel: Orientador; Co-Orientador: Teresa Marat-Mendes

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Dezembro de 2020 (15 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22307

2018-2019

Uma tipologia de fachada na igreja micaelense (1728-1882)

Este estudo apresenta uma análise às fachadas principais das igrejas da ilha de S. Miguel, construídas durante seis séculos de povoamento (XV-XXI) e evidencia a existência de uma tipologia de fachada, através das semelhanças entre as várias fachadas. A existência de um protótipo é consequência dos seus materiais e sistemas construtivos, na evidência dos elementos decorativos e da matriz compositiva de referente clássica das fachadas

Orientando: Maria Antónia Rocha Vieira

Papel: Orientador; Co-Orientador: Paulo Miranda

Título Prática/Orientador: XXX/Mónica Pacheco

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Em curso

Situação: Concluída em Novembro de 2019 (19 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/20292

2017-2018

Regeneração do Centro de Albergaria-a-Velha: Intervenção na Estação dos Caminhos-de-ferro

Esta dissertação desenvolve-se através de um projecto. A linha férrea que passa por Albergaria-a-Velha encontra-se num processo de desactivação total e este trabalho propõe repensar a sua utilização. São analisadas as relações e os fenómenos produzidos entre a via-férrea e a cidade ao longo do tempo.

Orientando: Bruno Sousa

Papel: Co-Orientadora, Orientador: Rita Ochoa

Programa: UBI

Situação: Concluída em 8 de Novembro de 2018 (18 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/8288

Praia: análise urbana e morfológica do Plateau (1517-2018)

Esta investigação apresenta as dinâmicas evolutivas e comportamentais da morfologia urbana do “Plateau” (cidade da Praia) ao longo das várias fases do seu desenvolvimento, analisando o seu processo de aparecimento e crescimento do espaço urbano;

Orientando: Felisberto Lopes Veiga Cortez

Papel: Orientador (16 valores na vertente teórica)

Título Prática/Orientador: Requalificação da Fábrica da Chemina em Alenquer/Prof. Pedro Mendes

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em 23 de Novembro de 2018 (Nota Final:15 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/17741

Agualva-Cacém e a área metropolitana de Lisboa: Relação entre a evolução urbana e as infraestruturas de conexão.

Esta investigação mostra-se de que modo evoluiu a cidade de Lisboa e a sua periferia, através da análise de documentos cartográficos. Apresentam-se as infraestruturas de mobilidade como as grandes vias de suporte de todo o território urbanizado e explicam-se a importância destas na estruturação da cidade e suas periferias.

Orientando: Tiago da Silva Teixeira

Papel: Orientador (17 valores na vertente teórica)

Título Prática/Orientador: Centro Cultural da Romeira/Prof. Pedro Mendes (16 valores)

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em 20 de Novembro de 2018 (Nota Final: 16 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/19295

Estudo da Morfologia Urbana da Cidade de Viana do Castelo

Esta dissertação faz uma análise da forma urbana da cidade de Viana do Castelo através dos eixos que ligam a cidade à sua frente de água.

Orientando: Paulo Ricardo Ramos Ferreira

Papel: Orientador (16 valores na vertente teórica)

Título Prática/Orientador: Reabilitação de um quarteirão – Alenquer: Redidência de Professores/Prof. Pedro Botelho

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em 19 de Novembro de 2018 (17 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/17648

## 2014-2015

Actuação do Programa Polis na Frente Ribeirinha de Setúbal: estudo comparativo do espaço público de 1900 a 2015

Esta investigação propõe um estudo sobre a actuação do programa de requalificação urbana e valorização ambiental, Polis, na frente ribeirinha de Setúbal, analisando quais as suas propostas, as alterações e as intervenções neste território com o objectivo de perceber, através do espaço público, se este programa requalifica a frente ribeirinha promovendo a coesão urbana e a relação da cidade com o rio.

Orientando: Sara Margarida Vaz Lança

Papel: Orientador

Título Prática/Orientador: Requalificação de Setúbal Nascente/Prof Pedro Botelho

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Novembro de 2015 (18 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/11364

2013-2014

Intervenção no Convento de Santa Iria, Tomar. Reconverter o passado numa ideia de futuro

Esta dissertação desenvolve-se através de um projecto de reabilitação e requalificação do Convento de Santa Iria e sua reconversão num Hostel.

Orientando: Carla Filipa Godinho Gomes

Papel: Co-Orientadora, Orientador: Rita Ochoa

Programa: UBI

Situação: Concluída em Novembro de 2014 (11 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/5245/1/3821_7484.pdf

Arquitectura ou Revolução: O Processo de Transformação da Avenida da República como consequência do metropolitano de Lisboa (1888 a 2014)

Esta dissertação mostra como é que o desenvolvimento da Avenida da República, elemento marcante no desenho urbano das “Avenidas Novas”, é afectado pelo desenvolvimento do metropolitano. A investigação desenvolveu-se em várias fases: (i) através da leitura critica sobre obras que contextualizam a nível temporal e espacial o caso em estudo; (ii) através da identificação e análise de época distintas do desenvolvimento da avenida com base em cartografias, fotografias e cadastros dos edifícios e (iii) através da comparação dos dados obtidos relativos à construção da avenida e ao desenvolvimento do metropolitano para a percepção do crescimento urbano da avenida.

Orientando: Carina Sofia Carvalho Silvestre

Papel: Co-Orientadora, Orientador: José Neves

Título Prática/Orientador: Arquitectura ou Revolução - A arquitectura e a cidade. E se toda a zona central da Portela de Sacavém fosse destruída por uma catástrofe? /Prof José Neves

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Novembro de 2014 (19 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/8754

Cidade do Futuro. O Sistema do Metropolitano no desenvolvimento dos núcleos urbanos de Lisboa e Loures

Esta dissertação procura compreender, se a área de influência das estações de metro, em pontos estratégicos, permite uma expansão da malha urbana com consequências diversificadas no espaço público. Em particular a investigação debruça-se sobre o concelho de Loures, procurando saber quais as zonas de maior potencialidade e onde seria mais apropriada a construção de novas estações de metro.

Orientando: Sara Alexandra Ramos Albuquerque

Papel: Co-Orientadora, Orientador: José Neves

Título Prática/Orientador: Arquitectura ou Revolução - A arquitectura e a cidade. E se toda a zona central da Portela de Sacavém fosse destruída por uma catástrofe? /Prof José Neves

Programa: Mestrado Integrado em Arquitectura

Situação: Concluída em Novembro de 2014 (19 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/8772

2012-2013

Termas da Touca-Alpedrinha. Recuperação e ampliação do antigo balneário termal

O objectivo desta dissertação é propor à Câmara do Fundão e Junta de Freguesia de Alpedrinha um projecto de arquitectura para as termas da Touca, no sentido de este poder vir a constituir uma mais-valia para a região e turismo local, caso seja futuramente construído.

Orientando: Paulo Jorge Almeida Pereira

Papel: Co-Orientadora, Orientador: Rita Ochoa

Programa: UBI

Situação: Concluída em Outubro de 2013 (13 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/4431**

Estudo do pátio na habitação unifamiliar: quatro casas de Álvaro Siza Vieira

O objectivo desta dissertação é compreender a importância do pátio como organizador da casa através da análise do mesmo na habitação unifamiliar da arquitectura popular portuguesa, assim como em quatro casas de Siza Vieira.

Orientando: Adriana Lima Delgado

Papel: Co-Orientadora, Orientador: Ana Maria Martins

Programa: UBI

Situação: Concluída em Junho de 2013 (16 valores)

Curso: Curso de Arquitectura

https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/2063**